Atlético Goianiense | Site Oficial

Torneio da Integração - 50 anos da Primeira Conquista Nacional do Futebol Goiano

01/10/2021

No próximo dia 19 de outubro de 2021 o Atlético Goianiense comemora 50 anos da sua primeira conquista nacional, o Torneio da Integração Nacional. Com uma foto em seis colunas, de fora a fora, com a manchete " Atlético, Campeão nº 2 do Brasil" , o jornal " A Gazeta Esportiva" , de São Paulo, publicou ampla reportagem sobre a conquista do Torneio da Integração Nacional, realizado no ano de 1971 em Goiânia. Enquanto o Atlético Mineiro ganhava o título nº 1, o Atlético Goianiense ganhava o título nº 2. O Dragão ganhava um título equivalente ao que reconhecemos como a Série B do Campeonato Brasileiro de hoje em dia.

Com apoio da Confederação Brasileira de Desportos-CBD e promovido pela Federação Goiana de Desportos, na gestão de Baltazar de Castro, o Torneio da Integração Nacional reuniu 16 clubes de 11 estados, nos moldes de uma Copa do Mundo, com quatro grupos de quatro participantes. Segundo o jornalista Jânio José, de " O Popular" , O Torneio contou com atletas de destaque, como o goleiro Waldir Peres (Na Ponte Preta, negociado com o São Paulo) e o lateral Marinho Chagas ( No Náutico, que foi para o Botafogo e foi titular na Copa de 1974)" , destacando-se ainda o técnico do Fortaleza, Carlos Castilho, que como jogador e goleiro havia sido bicampeão do mundo com a seleção brasileira.

Clubes dos Estados de São Paulo, Guanabara, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Espirito Santo, Paraíba e Amazonas e ainda seis clubes de Goiás ( Atlético, Goiás, Vila Nova, Goiânia, Anápolis e Campinas) fizeram-se presentes no Torneio, que chegou ao final, em melhor de três partidas, entre Atlético e Ponte Preta de São Paulo, na época vice-campeã paulista.

Um das provas inequívocas de que o Atlético ganhou uma competição nacional de grande porte já em 1971 é que esse torneio foi apoiado pela Confederação Brasileira de Desportos à época, atual CBF, e portanto foi muito mais que uma competição amistosa, conforme trecho da Revista Placar:

Clique aqui e conheça o Troféu do Torneio da Integração Nacional


VEM AÍ O “INTEGRAÇÃO”
Com este título, a Revista Placar deu a seguinte informação:
“Quando surgiu a ideia, foi um rebuliço em Goiânia. Mas, depois, as dificuldades foram aparecendo …”. Esta semana a grande noticia chegou, vindo simultaneamente do Rio e do Governo do Estado de Goiás: do Rio, a aprovação da CBD. João Havelange achou muito boa a idéia, prometendo oficializar o torneio, desde que prove ser rentável. E, ainda do Rio, a promessa do brigadeiro Jerônimo Bastos de que o CFD vai estudar uma fórmula de ajudar quanto aos transportes. Do governo goiano, a liberação de Cr$ 105.000,00 para as despesas de estada das delegações de outros estados. (Placar, 16/07/1971, pág. 29)

ELENCO
O elenco atleticano campeão do Torneio da Integração Nacional era formado por : Zé Geraldo, Raimundinho, Luizinho, Lico, Claudinho, Paghetti, Dadi, Dezoito, Poli, Pedro Bala, Beloianes, Nelsão, Vavá, Jota Alves, Marcos, Ronaldo, Dida, Tung e Celso.  Técnico : Paulo Gonçalves.

Paulo Winícius Maskote – Historiador e Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Atlético Goianiense

Outras notícias


Copyright © 2024 Atlético Clube Goianiense. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda