Atlético Goianiense | Site Oficial

Atlético e Corinthians – Vitórias marcantes e uma base que se deu bem no alvinegro

11/11/2020

A História de Atlético Goianiense e Corinthians se entrelaçam há muito tempo. Nos longínquos anos 40, quando Dragão e o Goiânia reinavam absolutos como os principais clubes do Estado, o Dragão tinha um jogador ofensivo chamado Whashinton, destaque do título estadual de 1947. Pois não é que esse jovem garoto vindo de Rio Verde e campeão com o Dragão na flor de seus 18 para 19 anos saiu do ataque para se transformar no maior zagueiro da história do Corinthians ?! Isso mesmo, inclusive constando na galeria de craques do clube paulista, e lá respondendo pelo apelido de “Goiano”. Essa façanha do Dragão é uma enormidade se pensarmos que o futebol goiano não tinha nenhuma projeção nesse período, ou seja, a primeira grande revelação do nosso Estado, de um jogador campeão nessas terras partindo para um dos centros do futebol nacional, foi do Atlético há mais de 70 anos.

Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, Whashinton “Goiano” fez 296 jogos pelo Timão com 184 vitórias, 58 empates, 54 derrotas e 22 gols marcados. Pelo Corinthians foi Campeão Paulista de 1952 e 1954, do Torneio Rio-São Paulo de 1953, da Pequena Taça do Mundo de 1953 (Onde fez o gol do título do alvinegro em jogo contra o Barcelona) e do Torneio Rio-São Paulo de 1954.

Depois, no dia 19 de junho de 1958, de acordo com as importantes pesquisas da equipe do Site Futebol de Goyaz, o Dragão é o primeiro time do Estado a enfrentar o Corinthians, infelizmente o rubro-negro tomou uma goleada de 4 a 0, no Torneio Quadrangular Brasília, realizado entre o Timão, o Dragão, o Goiânia e o time do Sírio Libanês.

Algumas décadas depois os dois clubes têm mais coisas em comum, dois jogadores da sempre tão fértil base atleticana são campeões no Corinthians. Estamos falando de Lindomar e Romerito, crias do nosso Estádio Antônio Accioly e do Bairro de Campinas.

Linomar eu conheci pessoalmente, era meu ídolo quando criança, eu ali jogando na Escolinha do Atlético, em 1992-93, eu brincando de bola na rua Marginal Sul, no Bairro de Campinas, e ele passava a pé, perto da gente, logo depois do treino, pois morava perto da casa do meu melhor amigo, querido Glênio.

Pois bem, Lindomar jogou na base e foi campeão brasileiro com o Atlético em 1990, título sobre o América-MG de João Leite, Palhinha, Euler e Ronaldão, ficou até 1995 e depois foi para o Corinthians onde disputou o Campeonato Brasileiro de 1996. Meia habilidoso marcou dois gols em dez jogos e fez parte do elenco campeão paulista de 1997. Depois Lindomar ainda voltou ao Dragao para ser campeão goiano em 2007 e 2010 e Bi-campeão Brasileiro da Série C em 2008.

Romerito atuou no meio campo, com uma carreira vitoriosa foi do Dragão para o Timão e lá se sagrou campeão paulista de 1997.

Chegamos então aos recentes embates entre Corinthians e Atlético pela Série A do Brasileirão. Sem dúvida ficou marcada a vitória do Dragão por 3 a 1 no Serra Dourada em 2010, onde o alvinegro vinha de uma invencibilidade de 10 partidas, na liderança do campeonato, e tinha em campo o lateral esquerdo e campeão do mundo Roberto Carlos, mas não teve jeito... com gol do nosso “Deus da Raça”, o volante Róbston, e defesa de pênalti do goleiro Marcio, caiu o último invicto do campeonato. No returno de 2010 ninguém esquece do 4 a 3 a favor do Dragão, em pleno Pacaembu, com show do artilheiro Marcão.

Já em 2017 quando o Corinthians foi campeão brasileiro e só perdeu 2 jogos em casa, adivinhem par quem foi uma dessas derrotas ? Sim. Para o Dragão. Frente a mais de 40.000 torcedores uma vitória da determinação rubro-negra, 1 a 0, gol do zagueirão, capitão e ídolo da torcida rubo negra: Gilvan.

Para finalizar ainda mais um ponto em comum entres esses dois grandes clubes, não podemos esquecer do jogador saído da base atleticana, que jogou, foi revelado, e fez gol pelo profissional do Atlético no Brasileirão de 2012, depois se tornou artilheiro pela Seleção Brasileira nos Jogos Pan Americanos de 2015, e que estava no elenco Campeão Brasileiro do Corinthians também em 2015, estamos falando do atacante Luciano, autor de 8 gols naquela temporada. Curiosidade, no dia 21 de agosto de 2014, em partida do Corinthians contra o arquirrival do Dragão, o Goiás, Luciano fez 3 gols em 11 minutos na vitória de 5 a 2 na Arena Corinthians. O sangue rubro negro pulsando nas veias do garoto Luciano para continuar maltratando o periquito.

Temos então no retrospecto geral entre as duas equipes: 12 jogos, 3 vitórias do Dragão, 6 vitórias do Timão, 3 empates, 11 gols do Atlético e 21 gols do Corinthians.

Por fim não podemos deixar de levar em conta que o Corinthians passou por momentos difíceis assim como o Dragão, o alvi negro paulista passou 23 anos (1954-1977) sem ganhar um título, parecido com o jejum de 18 anos (1990-2007) do Atlético, mas que isso não desmereceu em nada esses dois grandes clubes, aliás, só reforçou a paixão e amor de seus abnegados torcedores.

Histórias bonitas e que prometem muito mais episódios nos próximos anos. Dois clubes de origem popular, e que tem como seu maior patrimônio a relação com suas raízes.

Outras notícias


Copyright © 2024 Atlético Clube Goianiense. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda