Atlético Goianiense | Site Oficial

Atlético Goianiense e seu 1º título nacional – 1971

14/10/2021

O Torneio da Integração Nacional realizado em 1971 e vencido pelo Atlético Goianiense em disputa emocionante contra a então vice-campeã paulista, Ponte Preta,  foi um divisor de águas para o futebol goiano. Com repercussão nacional, os jogos concorriam nos concursos da Loteria Federal, eram notícia em Revistas como a Placar e em rádios e tvs do eixo Rio-São Paulo, como a TV Tupi, que mandou repórteres para cobrir a final em Goiânia.

Patrocinado pela Federação Goiana de Desportos – antecessora da Federação Goiana de Futebol – na gestão de Baltazar de Castro, e tendo como um de seus organizadores o então presidente do Goiás, Hailê Pinheiro, o Torneio da Integração Nacional reuniu 16 clubes de 11 estados, nos moldes de uma Copa do Mundo, com quatro grupos de quatro participantes.

O Torneio da Integração Nacional foi fruto de um movimento de Clubes e Federações descontentes com a não inclusão na Primeira Divisão do futebol brasileiro daquele ano e isso motivou sua disputa no Estado de Goiás. 
Durante todo o torneio a equipe do Atlético Goianiense perdeu apenas um jogo, nas oitavas de final, e depois outro na primeira partida da decisão, para a Ponte Preta, porém o Dragão manteve a tranquilidade e venceu os dois jogos restantes, conquistando o que os jornalistas Lisita Junior e João Batista Alves Filho chamaram à época de “O MAIS EXPRESSIVO TÍTULO JÁ CONQUISTADO POR UM CLUBE DE GOIÁS”. Segundo Lisita Júnior “o fato merece registro especial porque abriu as portas do futebol brasileiro para os goianos até então esquecidos e colocados em plano inferior”.

Outras notícias


Copyright © 2024 Atlético Clube Goianiense. Todos os Direitos reservados. | Desenvolvido por  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda